sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Cientistas querem tirar metano direto do estômago do gado


Animais são responsáveis por dois terços das emissões da criação de animais
O estranho sistema digestivo das vacas, que incluo quadro compartimentos estomacais e o ruminar infindável, as ajuda a tirar o máximo de suas dietas. Mas isto produz um bocado de metano. Controlar este potente gás estufa não é tarefa fácil, uma vez que ele é liberado por flatulência e arrotos dos animais.
Agora, cientistas descobriram um método radical de aproveitar o metano, tirando-o direto dos estômagos dos animais.
O rebanho bovino é responsável por dois terços das emissões geradas pela criação de animais. Esta, por sua vez, responde por quase 15% das emissões mundiais de gases estufa. O corte delas pode ajudar a conter o aquecimento global.
Cientistas argentinos estão fazendo furos no gado e passando tubos por seu sistema digestivo. O outro lado dos tubos está ligado a um receptáculo na parte posterior dos animais. O gás capturado pode ser usado na produção de energia.
A ideia vem sendo desenvolvida ha mais de cinco anos, mas apenas agora ganhou publicidade pela publicação de uma matéria a respeito pela BBC. “Acreditamos que hoje nosso método pode ser utilizado em áreas onde a energia convencional não está disponível”, afirmou Guillermo Berra, do Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola. “Estes animais podem, por exemplo, produzir o gás necessário para uma geladeira, bastando para isto apenas uma vaca”.
O pesquisador, no entanto reconhece que a técnica não é muito prática. “Mas se pensarmos em 2050, quando as reservas de combustíveis fósseis forem escassas. é uma alternativa”, disse ele à Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário