quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Azeite tem propriedades anti-inflamatórias e ação antioxidante



Uma colher de azeite de oliva tem cerca de 100 calorias. Embora seja super calórico, o óleo ajuda a evitar o acúmulo daquela gordurinha indesejável na região abdominal. Quem assina embaixo são diversos pesquisadores de universidades europeias.
Segundo eles, a gordura monoinsaturada, que predomina no azeite ajuda a varrer das artérias o colesterol ruim. “Quem consome tem menor chance de ter infarto, acidente vascular cerebral e diabetes”, comenta Otávio Rizzi Coelho, cardiologista.
Mas na hora de escolher o azeite, não devemos nos levar apenas pelo sabor. A forma de prensar a azeitona, a acidez e até a cor da embalagem influenciam na qualidade do óleo. As latas e as embalagens mais escuras barram a incidência do sol, por isso evite vidros transparentes. Azeites envazados neles costumam ter mais conservantes.
Deve-se consumir de uma a duas colheres por dia. É preferível utilizar o azeite em preparações frias. “Toda vez que o azeite é aquecido são liberadas substancias ruins para o consumo”, alerta a nutricionista.Entre o comum e o extra virgem, prefira o segundo. “Ele é feito de um tipo só de azeitona e contem mais o Omega 3, que é importantíssimo para a nossa saúde, que acaba sendo um limpador do nosso sangue”, explica Alessandra Missio, nutricionista.
Pelo mesmo motivo devemos escolher aqueles em que as azeitonas foram prensadas a frio. O azeite também tem propriedades anti-inflamatórias e ação antioxidante.
Fortalece e hidrata as unhas e os cabelos. Benefícios que só serão alcançados se associados a atividade física e uma alimentação balanceada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário