segunda-feira, 30 de junho de 2014

A QUÍMICA DO CHORO DO BEBÊ

O ato de amamentar libera o hormônio oxitocina.



Alison Fleming, da Universidade de Toronto, desenvolveu pesquisas sobre comportamento dos pais e nível hormonal. Um hormônio-chave é o cortisol: como a adrenalina, é um daqueles hormônios chamados "lute ou escape", liberados em resposta ao stress. Eles colocam o sistema humano em uma espécie de alerta vermelho, pronto para lidar com situações de emergência.

Fleming descobriu que o nível de cortisol das mulheres tende a ser elevado no período pós-parto. Não há surpresa nisso, é uma transição de vida desafiadora. Mas ela também descobriu que as mulheres com os maiores níveis do hormônio tendem a ser mais atraídas e atenciosas aos seus bebês, e mais compreensivas com seus choros. 

Fleming estudou pais também. Não somente o nível de cortisol chegou ao pico em resposta aos choros do bebê, mas pais de primeira viagem tenderam a ter maior elevação nos níveis de cortisol comparados com pais mais experientes. O mesmo para as mães. Para ambos, mães e pais, quando o choro parava, os níveis de cortisol baixavam. 

Pesquisas científicas mostraram que stress crônico na primeira infância (como negligência e falha em responder aos choros) pode causar sérios problemas de desenvolvimento. Em contraste, bebês que são ajudados a se acalmar quando choram, crescem e viram adultos que são menos reativos e mais aptos a lidar com situações estressantes.

É um sistema elegante: o bebê tem uma necessidade e chora. Os pais sentem o problema, cuidam do bebê e o bebê pára de chorar. Os pais se sentem melhor. Ambos aprendem algo bom sobre a relação. Adicione amamentação à equação, e vai funcionar ainda melhor, porque o ato de amamentar libera o hormônio oxitocina, que ajuda a aliviar o stress e relaxa. 
Existe um obstáculo, entretanto: bebês, especialmente bem novinhos, não são sempre fáceis de confortar. Isso significa que o estress pode se acumular em níveis não saudáveis em alguns pais, sem sinal de alívio. 

Quando um bebê que é "dificil de consolar" encontra um pai ou mãe estressado, coisas ruins podem acontecer. "Pais precisam saber que é perigoso chacoalhar um bebê, e pode ser a receita para um desastre". Então se você sente que está perdendo o controle, leve isto a sério, ponha o bebê num lugar seguro, peça a alguém para ajudar se você tiver como, ligue para alguém, faça algo como tomar um banho, uma caminhada, ou chore para desabafar, até restaurar suas forças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário