terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Educação Inclusiva


  1. Retondo, C. G.; da Silva, G. M. Ressignificando a formação de professores de química para a educação especial e inclusiva: uma história de parcerias. Química Nova na Escola, v. 30, p. 27-33, 2008.
    qnesc.sbq.org.br/online/qnesc30/06-RSA-5908.pdf
  2. de Sousa, S. F.; da Silveira, H. E. Terminologias químicas em Libras: a utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos. Química Nova na Escola, v. 33, n. 1, p. 37-46, 2011.
    qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/06-PE6709.pdf
  3. Pereira, L. L. S.; Benite, C. R. M.; Benite, A. M. C. Aula de química e surdez: interações pedagógicas mediadas pela visão. Química Nova na Escola, v. 33, n. 1, p. 47-54, 2011.
    qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/07-AF4510.pdf
  4. Ferreira, W. M.; do Nascimento, S. P. F. Utilização do tabuleiro - Ludo - no processo de avaliação da aprendizagem de alunos surdos. Química Nova na Escola, , v. 36, n. 1, p. 28-36, 2014.
    qnesc.sbq.org.br/online/qnesc36_1/06-RSA-26-12.pdf
  5. Gonçalves, F. P.; Regiani, A. M.; Auras, S. R.; Silveira, T. S.; Coelho, J. C.; Hobmeir, A. K. T. A educação inclusiva na formação de professores e no ensino de química: a deficiência visual em debate. Química Nova na Escola, v. 35, n. 1, p. 264-271, 2013.
    qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_4/08-RSA-100-11.pdf
  6. Benite, A. M. C.; Batista, M. A. R. S.; da Silva, L. D.; Benite, C. R. M. O diário virtual coletivo: um recurso para investigação dos saberes docentes mobilizados na formação de professores de química de deficientes visuais. Química Nova na Escola, v. 36, n. 1, p. 61-70, 2014.
    qnesc.sbq.org.br/online/qnesc36_1/10-PE-35-12.pdf
  7. da Silva, R.; Pires, M. J. R.; Azevedo, C. M. N.; Ferraro, C. S.; Thomaz, E. Kit experimental para análise de CO2 visando à inclusão de deficientes visuais. Química Nova na Escola, v. 37, n. 1, p. 4-10, 2015.
    qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_1/03-QS-98-13.pdf
  8. Ferreira, W. M.; do Nascimento, S. P.; Pitanga, A. F. Dez anos da Lei da Libras: Um conspecto dos estudos publicados nos últimos 10 anos nos Anais das Reuniões da Sociedade Brasileira de Química. Química Nova na Escola, v. 36, n. 3, p. 185-193, 2014.
    qnesc.sbq.org.br/online/qnesc36_3/05-EA-36-13.pdf
  9. da Silva, R.; Pires, M. J. R.; Azevedo, C. M. N.; Ferraro, C. S.; Thomaz, E. Kit Experimental para Análise de CO2 Visando à Inclusão de Deficientes Visuais. Química Nova na Escola, v. 37, n. 1, p. 4-10, 2015.
    qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_1/03-QS-98-13.pdf
  10. de Andrade, J. de J. Evidências para Além do Enxergar: Vivências e Significação do Conceito de Reação Química entre Alunos com Baixa Visão. Química Nova na Escola, v. 37, n. 2, p. 143-152, 2015.
    qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_2/11-AF-03-13.pdf
  11. Mariano, L. dos S.; Regiani, A. M. Reflexões sobre a Formação e a Prática Pedagógica do Docente de Química Cego. Química Nova na Escola, v. 37, n. Especial, p. 19-25, 2015.
    qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_especial_I/05-RSA-89-14.pdf
  12. Lopes, E. T. Ensino-Aprendizagem de Química na Educação Escolar Indígena: O Uso do Livro Didático de Química em um Contexto Bakairi. Química Nova na Escola, v. 37, n. 4, p. 249-256, 2015.
    qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_4/03-EA-12-14.pdf
  13. Voos, i. C.; Gonçalves, F. P. Tecnologia assistiva e ensino de química: reflexões sobre o processo educativo de cegos e a formação docente. Química Nova na Escola, v. 38, n. 4, p. 297-305, 2016.
    qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_4/04-EA-65-14.pdf
  14. Fernandes, T. C.; Hussein, F. R. G. S.; Domingues, R. C. P. R. Ensino de química para deficientes visuais: a importância da experimentação num enfoque multissensorial. Química Nova na Escola, v. 39, n. 2, p. 195-203, 2017.
    qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_2/12-EQF-113-15.pdf
  15. Fernandes, J. M.; Freitas-Reis, I. Estratégia Didática Inclusiva a Alunos Surdos para o Ensino dos Conceitos de Balanceamento de Equações Químicas e de Estequiometria para o Ensino Médio. Química Nova na Escola, v. 39, n. 2, p. 186-194, 2017.
    qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_2/11-EQF-08-16.pdf
  16. Benite, C. R. M.; Benite, A. M. C.; Bonomo, F. A. F.; Vargas, G. N.; Araújo, R. J. S.; Alves, D. R. A experimentação no Ensino de Química para deficientes visuais com o uso de tecnologia assistiva: o termômetro vocalizado. Química Nova na Escola, v. 39, n. 3, p. 245-249, 2017.
    qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_3/05-EQM-78-16.pdf
  17. Mendonça, N. C. S.; Oliveira, A. P. O.; Benite, A. M. C. O Ensino de Química para alunos surdos: o conceito de misturas no ensino de ciências. Química Nova na Escola, v. 39, n. 4, p. 347-355, 2017.
    qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_4/07-RSA-88-16.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário