sexta-feira, 14 de junho de 2013

Estude a estrutura das principais substâncias orgânicas e inorgânicas que compõem as células vivas


Constituição básica dos organismos vivos: hidrogênio, carbono, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.
Carbono: estrutura básica da matéria viva. Suas combinações formam moléculas orgânicas, como açúcares (glicogênio e amido).
Componentes celulares: proteínas (10 a 15%), lipídios (2 a 3%), açúcares (1%), ácidos nucléicos, água (75 a 85%), sais minerais e vitaminas.
Água: formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O), dissolve a maioria dos compostos, como sais, açúcares, gases, aminoácidos e ácidos nucléicos. É conhecida como um dipolo, já que apresenta carga positiva (H+) e negativa (O -). Na fotossíntese atua como reagente: doa os hidrogênios para formar a glicose e libera oxigênio para o ar. Devido ao alto valor de calor específico, de vaporização e de fusão, a água também auxilia os organismos vivos na termorregulação.
Proteínas: polímeros formados por monômeros de aminoácidos, os quais apresentam, cada um, um grupo amino, um carboxila, um hidrogênio e um radical ligados a um átomo de carbono central. Proteínas são filamentosas e os aminoácidos se ligam por meio de ligações peptídicas (estabelecidas entre um grupo amina de um aminoácido e um carboxila de outro, havendo sempre a formação de uma molécula de água).
Estruturalmente, as proteínas são classificadas em:

1. Estrutura primária: sequência de aminoácidos importante para a função que a proteína irá desempenhar, pois essa é a sua caracterização.

2. Estrutura secundária: exibe formato helicoidal, devido a atrações fracas (pontes de hidrogênio) entre átomos de aminoácidos.
3. Estrutura terciária: radicais de aminoácidos da estrutura secundária se atraem por diversos tipos de ligação, gerando um dobramento da estrutura helicoidal sobre si mesma, resultando em estrutura globular.
4. Estrutura quaternária: formada por duas ou mais cadeias polipeptídicas, resultando em associação de cadeias.
Proteínas simples: formadas apenas por aminoácidos.
Proteínas conjugadas: formada por aminoácido mais um grupo prostético (nucleotídeo, lipídio, glicídio, etc.)

Funções biológicas das proteínas: movimento celular, defesa do organismo (anticorpos), informacional (hormônios proteicos). Função enzimática e estrutural. 


Sais Minerais: essenciais para o bom funcionamento de nervos, músculos, hormônios, coagulação sanguínea e outros componentes orgânicos. Os mais importantes são:
• Cálcio (Ca2+): formação de ossos e dentes, essencial para a coagulação do sangue, contração muscular. Encontrado nos vegetais, leite e derivados.
• Magnésio (Mg2+): componente de várias coenzimas, constituinte da molécula de clorofila, necessário para a saúde de nervos e músculos. Encontrado em cereais integrais e vegetais verdes.
• Fósforo (P2+): importante componente de ossos e dentes, componente do ATP, DNA e RNA. Encontrado no leite e seus derivados, carnes e cereais.
• Potássio (K+): principal íon positivo no interior das células, influi na contração muscular, atividade nervosa, e pode ser encontrado em carnes, leite e várias frutas.
• Cloro (Cl -): principal íon negativo no líquido extracelular. Encontrado no sal de cozinha e diversos tipos de alimento.
• Ferro (Fe2+): componente da hemoglobina, mioglobina e enzimas respiratórias. É fundamental para a respiração celular. Encontrado em fígado, gema do ovo, legumes e vegetais verdes e carnes.
Ácidos nucléicos: controlam todos os processos vitais do metabolismo e possuem código genético. Exemplos: DNA e RNA.
Lipídios: glicerídeos, ceras, carotenóides e esteróides são os mais conhecidos. São constituintes de todas as membranas celulares e os lipídeos estruturais são mais complexos que os de reserva. Têm baixa solubilidade em água, e são utilizados pelos seres vivos como fonte de reserva, de energia, isolantes térmicos e impermeabilizantes.

Vitaminas: substâncias orgânicas essenciais que devem ser obtidas pela ingestão de alimentos. Atuam como cofatores em reações enzimáticas e as avitaminoses causam diversas doenças. As principais vitaminas são:

Vitamina A: necessária para o crescimento normal e bom funcionamento dos olhos, nariz, boca, ouvidos e pulmões. Deficiência: cegueira noturna, xeroftalmia, e cegueira total.

Vitamina B (B2, B1, B e B12): oxidação dos alimentos e carboidratos; essenciais para a respiração celular, tonalidade saudável da pele, estimulante de apetite. Deficiência: ruptura da mucosa bucal, lábios , língua e bochechas, fadiga, perda de apetite, distúrbios digestivos, beribéri, etc.

Vitamina C: mantém a integridade dos vasos sanguíneos, saúde dos dentes e gengivas e previne infecções. Deficiência: fadiga, insônia, escorbuto, nervosismo, alteração nos dentes.

Vitamina E: relacionada a fertilidade, prevenção do aborto, atuante no Sistema Nervoso Involuntário e no sistema muscular. Deficiência: esterilidade em homens, aborto em mulheres.

Vitamina K: atua na coagulação do sangue e previne hemorragias. Deficiência: hemorragias.

Vitamina D: atua na saúde de ossos e dentes e no metabolismo do cálcio. Como não é encontrada pronta nos alimentos, seu precursor necessita dos raios UV do Sol para se transformar em vitamina D. Deficiência: raquitismo e sintomas de artrite.

Glicídios: conhecidos também como sacarídios, carboidratos, hidratos de carbono ou açúcares, os glicídios são utilizados como fonte de energia, pelos seres vivos. Existem três tipos básicos:

Monossacarídios (CH2O)n: glicose, frutose, galactose, etc.

Dissacarídios: união entre 2 monossacarídios. Exemplo: sacarose = frutose + glicose.

Polissacarídios: amido, glicogênio, celulose, quitina, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário