No Rio Grande do Sul na manhã da sexta-feira santa (antes do nascer do sol) é realizada por muitas famílias a colheita da Macela.
A Macela (Achyrocline satureioides) é uma erva medicinal da flora brasileira. É um arbusto perene que atinge cerca de um metro de altura e que na região sul costuma florescer no mês de março. As flores são amarelas, com cerca de um centímetro de diâmetro, florescendo em pequenos cachos. As folhas são finas e de cor verde-claro, meio acinzentada, que se destaca do restante da vegetação do campo. As flores têm um aroma agradável e a infusão destas ou de suas folhas supostamente alivia dores de cabeça, cólicas e problemas estomacais. E também é utilizada como estofo de travesseiros para os bebês pelos efeitos calmantes.
No Nordeste elas florecem em setembro e geralmente são indicadoras de solos acidificados e degradados.
Na indústria de cosméticos, a macela também atua como um bom clareador natural para os cabelos de tons castanho claro à louro, ainda que seja bem menos conhecida para essa finalidade que a camomila, a macela é o principal componente ativo de alguns xampus para cabelos claros.
Assista a reportagem: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/especialista-fala-sobre-poderes-da-macela/2488194/
A Química dos Chás: Uma temática para o ensino de Química Orgânica
Chás : Uma temática para o ensino de grupos funcionais
Produção e composição química da macela em função da época de colheita
Nenhum comentário:
Postar um comentário