sexta-feira, 31 de maio de 2013

De onde vem para onde vai? Sacolas Plásticas


Dia Mundial Sem Tabaco - Química do Cigarro


 


A nicotina é um dos principais componentes do cigarro e é a grande causadora da dependência do fumo


A nicotina é um composto orgânico do grupo dos alcaloides, que são aminas heterocíclicas, isto é, que possuem cadeias fechadas (ciclos), contendo um nitrogênio. Sua fórmula estrutural está representada a seguir:
Fórmula estrutural da nicotina
Por ser uma amina, a nicotina tem caráter básico e se apresenta (à temperatura ambiente e na sua forma pura) de um modo líquido oleaginoso e incolor. Porém, em contato com o ar, esse líquido se oxida, ficando pardo-escuro. É solúvel em água e muito solúvel em solventes orgânicos como o éter e o álcool.
Assim, como os demais alcaloides, a nicotina possui gosto amargo e é muito tóxica. Ela se encontra nas plantas de tabaco, a partir das quais se produz o fumo, em uma concentração que varia de 2% a 8%.

Plantação de tabaco

Ela é produzida na queima do cigarro e é a principal causadora da dependência que o fumante apresenta. Isso ocorre porque, ao se tragar o cigarro, a nicotina chega em cerca de 9 segundos ao cérebro e atua sobre o sistema nervoso central, causando uma sensação de bem-estar agradável. No entanto, essa sensação é passageira e quanto mais a pessoa fuma mais o organismo se adapta à droga e o vício aumenta, necessitando de mais doses de nicotina no organismo, ou seja, aumentando-se a quantidade de cigarros consumidos. É por isso que quando alguém tenta parar com o vício, suspendendo repentinamente o consumo de cigarros, ela costuma ter uma síndrome de abstinência.
Além disso, no momento do consumo, a nicotina também causa no sistema nervoso central uma ação estimulante e, como consequências, há o aumento da pressão arterial, da frequência dos batimentos cardíacos, da frequência respiratória e da atividade motora, além da redução do apetite.
Ao se tragar o cigarro, a nicotina é imediatamente distribuída pelos tecidos e é absorvida pelo pulmão. Em razão disso, são causados inúmeros prejuízos para o organismo, veja alguns:
Efeitos da nicotina sobre o organismo humano
dose letal média de nicotina para um ser humano situa-se entre 40 mg a 60 mg, sendo que apenas um cigarro contém cerca de 0,6 mg.



Outros materiais:
http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/o-cigarro-e-a-boca/


De onde vem para onde vai? Garrafa de água


De onde vem para onde vai? O Petróleo


quinta-feira, 16 de maio de 2013

A Química Verde - Reportagem Superinteressante

Os 12 princípios da Química Verde
Prevenção de resíduos. Evitar a produção de resíduos e desperdícios é preferível ao seu tratamento após a formação.
Economia atómica. Os métodos sintéticos devem ser desenvolvidos no sentido de maximizar a incorporação de todos os materiais de partida no produto final.
Síntese de produtos menos perigosos. Sempre que possível, a síntese de um produto deve utilizar e originar substâncias de pouca ou nenhuma toxicidade para a saúde humana e o ambiente.
Desenvolvimento de produtos seguros. Os produtos devem ser desenvolvidos no sentido de poderem realizar a função desejada e, simultaneamente, não serem tóxicos.
Solventes e auxiliares químicos mais seguros. O uso de substâncias auxiliares (solventes, agentes de separação, soluções aquosas salinas, etc.) deve ser evitado, sempre que possível. Quando utilizadas, estas substâncias devem ser inócuas e utilizadas na menor quantidade necessária.
Eficiência energética. As necessidades energéticas devem ser consideradas ao nível do seu impacto económico e ambiental, e devem ser minimizadas. Os processos químicos devem ser o menos agressivos possível, e, idealmente, realizados à temperatura e pressão ambiente.
Fontes renováveis de matéria-prima. Sempre que seja técnica e economicamente viável, a utilização de matérias-primas renováveis deve ser escolhida em detrimento de fontes não renováveis.
Evitar a formação de derivados. A derivatização desnecessária (por exemplo, estratégias de proteção e desproteção) deve ser minimizada ou, se possível, evitada, porque estas etapas requerem reagentes adicionais e tendem a aumentar a geração de resíduos.
Catálise. Os reagentes catalíticos (tão seletivos quanto possível) são melhores do que os reagentes estequiométricos, uma vez que são utilizados em quantidades relativamente reduzidas. Sempre que possível, deve promover-se a reciclagem e reutilização dos catalisadores.
Desenvolvimento no sentido da degradação. Os produtos devem ser desenvolvidos de modo a, após exercerem a sua função, se degradarem em produtos inócuos e não persistirem no ambiente.
Prevenção da poluição. É necessário desenvolver metodologias analíticas que viabilizem a monitorização e o controlo dos processos, em tempo real, antes da formação de substâncias nocivas.
Química intrinsecamente segura. As substâncias, bem como o modo como são utilizadas no processo, devem ser escolhidas a fim de minimizar potenciais acidentes, incluindo derrames, explosões e incêndios.



Outros Artigos:

Pesquisadores encontram metais tóxicos em batons vendidos nos EUA


Pesquisadores da Universidade da Califórnia, na Escola de Saúde Pública de Berkeley, testaram 32 tipos diferentes de batons e gloss dos mais encontrados em farmácias e lojas de departamento dos Estados Unidos. O resultado foi que detectaram chumbo, cromo, alumínio e outros cinco metais, alguns com níveis que podem aumentar o risco à saúde.
Algumas das marcas, que não foram identificadas no estudo, mostraram exposição excessiva ao cromo, um cancerígeno ligado a tumores de estômago e de pulmão. Ingestão de alumínio está associada ao mal de Alzheimer. Cádmio e manganês também foram encontrados nos cosméticos. Com o passar do tempo, a exposição a concentrações exageradas de manganês está ligada a intoxicação do sistema nervoso.
Dos produtos analisados, que custam entre US$ 5 e US$ 20, havia chumbo em 24, mas em uma concentração menor que o aceitável. Mas não para crianças, público que costuma brincar com maquiagem, ressaltam os cientistas. autoridades sanitárias da União Europeia consideram inaceitáveis quaisquer níveis de cádmio, cromo ou chumbo em cosméticos.
Estudos anteriores já haviam encontrado metais em cosméticos, mas os pesquisadores de Berkeley estimaram o risco à saúde a partir do uso cotidiano do produto, e então compararam esta quantidade com os níveis tolerados descritos em protocolos de saúde pública.
— Encontrar o metal tão somente não é a questão, mas sim o nível destes elementos — disse a líder da pesquisa, Katharine Hammond. — alguns dos metais tóxicos são encontrados em níveis que podem ter um possível efeito no longo prazo.
Os autores do estudo ponderam que não é o caso de jogar fora os batons, mas sim de manifestar um alerta a autoridades sobre uma norma mais detalhada para os níveis de metais encontrados neste tipo de produto.
Batons e gloss são peculiares, pois são ingeridos e absorvidos pouco a pouco. Como referência, os cientistas americanos consideraram que a ingestão média de batons é de 24 miligramas por dia. As moças que costumam retocar a cor do batom o dia todo podem comer até 87 miligramas do produto.

Fonte: 

Livro: Fundamentos de Química Analítica - Skoog


quarta-feira, 8 de maio de 2013

A prova do ENEM já tem data!


http://g1.globo.com/educacao/enem/2013/noticia/2013/05/inscricoes-para-o-enem-2013-comecam-na-segunda-feira-diz-mec.html

Ministério Público faz operação contra adulteração de leite no Rio Grande do Sul

O Ministério Público do Rio Grande do Sul faz na manhã desta quarta-feira (8) uma operação contra a adulteração de leite no estado. De acordo com a investigação, para aumentar o lucro, os fraudadores misturavam água e até ureia ao leite. Cinco empresas de transporte de leite adulteraram o produto cru entregue para a indústria. São cumpridos nove mandados de prisão nesta manhã. Foram pedidos 10 mandados, mas um foi negado pela Justiça. A força-tarefa também reúne a Receita Estadual, além de policiais civis e militares.
Conforme o MP, a simples adição de água com o objetivo de aumentar o volume acarreta perda nutricional, que é compensada pela adição da ureia, produto que contém formol em sua composição e é considerado cancerígeno pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A fraude foi comprovada através de análises químicas do leite cru, onde foi possível identificar a presença do formol. Mesmo depois dos processos de pasteurização, ele persiste no produto final.

Metanal - Formol - Formaldeído



Fatores que afetam  a composição e as características físico-químicas do leite http://people.ufpr.br/~freitasjaf/artigos/composicaoleite.pdf


Louis Pasteur foi um cientista francês que fez descobertas que tiveram uma grande importância tanto na área de química quanto na de medicina. Foi ele quem criou a técnica conhecida hoje como pasteurização.



Instituto Pasteur



sábado, 4 de maio de 2013

Ovelha que recebeu gene de medusa nasce fluorescente no Uruguai


Animal geneticamente modificado é o primeiro do tipo na América Latina.
Ele brilha no escuro quando colocado sob luz ultravioleta.


Um experimento de cientistas uruguaios resultou no nascimento de uma ovelha fluorescente. O animal geneticamente modificado, que recebeu genes de uma medusa, é o primeiro do tipo na América Latina.
A ovelha fica fluorescente quando colocada sob luz ultravioleta. A ovelha nasceu no dia 12 de outubro de 2012 e se desenvolveu novamente, sem mostrar diferenças em relação a ovelhas não transgênicas, afirmou Alejo Menchaca, presidente do Instituto de Reprodução Animal do Uruguai (IRAUy), que fez o experimento em parceria com o Instituto Pasteur de Montevidéu.
O objetivo da pesquisa é verificar a eficácia do método de introdução de um gene externo no DNA desses animais.

HQ com Química II


Lavoisier: http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/lavoisie.htm

Lei da conservação das massas: http://www.brasilescola.com/quimica/lei-lavoisier.htm

Energia eólica é desperdiçada por falta de linhas de transmissão




Armazenamento de enrgia eólica: http://www.infoescola.com/energia/armazenamento-da-energia-eletrica-energia-eolica/

Tornado causa estragos e deixa pelo menos 13 feridos na Itália

http://redeglobo.globo.com/videos/t/a-gente-se-liga-em-voce/v/tornado-causa-estragos-na-italia-e-deixa-pelo-menos-13-feridos/2555606/


O que são tornados? 



Química e Ambiente: Ajuda ou Obstáculo?



As questões ambientais, como a mudança climática, a poluição da água e a energia renovável, fazem títulos de notícias e têm-se tornado cada vez mais importantes na vida do dia-a-dia. Muitas pessoas vêem a química e a indústria química como perniciosas para o ambiente. No entanto, novos avanços e pesquisas científicas na área da química estão a ajudar-nos a desenvolver materiais e aplicações mais amigas do ambiente, ao mesmo tempo que preserva a qualidade e o estilo de vida que ambicionamos.
Ao longo dos anos, a indústria e a opinião pública têm tomado consciência dos efeitos de algumas práticas passadas e da necessidade de proteger o ambiente. Antigamente, poucos estavam conscientes dos efeitos que potencialmente o nosso estilo de vida moderno podia ter sobre o ambiente, e apenas viam o potencial positivo para criar materiais e produtos novos e úteis.
A investigação nas ciências biológicas e na química tem revelado que os processos industriais na química e na petroquímica podem ter um papel no desenvolvimento de soluções para os problemas ambientais como a alteração climática, a gestão dos resíduos, a reciclagem, a eficiência energética – apenas para nomear alguns. Não poderíamos compreender verdadeiramente estes problemas sem os químicos. Tem havido profundas alterações, e ainda continuam a ser realizadas, no sentido de serem encontradas soluções alternativas.

Paralelamente, químicos e petroquímicos estão a pesquisar novos métodos que sejam, por um lado, mais sustentáveis e amigos do ambiente e, por outro, mantenham o desenvolvimento da nosso economia e indústria. Como exemplos, incluem-se:
  • Biocombustíveis: combustível para transporte derivado da biomassa. Uma larga gama de produtos biomassa, como a cana de açúcar, o milho, a palha, a madeira, os resíduos animal e agrícola e o lixo podem ser transformados em combustíveis para transporte;
  • Bioplásticos: produção de materiais plásticos, utilizando recursos naturais como as plantas, que são biodegradáveis;
  • Isolamento: desenvolvimento de materiais isolantes para permitir casas e edifícios com maior eficiência energética;
  • Compostos de plástico leve que ajudem a diminuir o consumo de combustível dos carros e aviões;
  • Motores: quando são utilizados em carros e motociclos, os motores de hidrogénio produzem vapor de água em vez de gases de escape;
  • Novas tecnologias de iluminação (como –Sistema orgânico emissor de luz - Organic Light Emitting Diodes - OLEDS)  que produz mais luz com menos electricidade;
  • Turbinas eólicas e painéis solares : ambos se baseiam em materiais produzidos pela indústria química. As lâminas metálicas das turbinas eólicas têm sido largamente substituídas por lâminas de fibra de vidro reforçada com poliéster para aguentar tempo mais agreste.
A sociedade tende a considerar como sendo mau cada produto químico construído pelo homem e como bom tudo o que é natural. Apenas porque é natural não significa que seja automaticamente boa para a saúde ou para o ambiente – ou insegura se é produzida pelo homem. O que aparenta ser mais natural do que queimar lenha numa fogueira, por exemplo? Na realidade, o fumo de um incêndio pode ser danoso quer para a saúde quer para o ambiente tal como outros processos de combustão.
Também é necessário tomar em consideração todo o ciclo de vida de um produto, (desde a criação à sua destruição), para se avaliar o seu impacto. Já alguma vez imaginou que o impacto da cultura do algodão no ambiente pode ser maior do que produzir fibras sintéticas, como o poliéster? A razão é que o algodão necessita de grandes quantidades de água, de fertilizadores e de pesticidas.
É fundamental o fortalecimento da ciência química através da pesquisa e desenvolvimento para nos permitir manter uma vida confortável em harmonia com o ambiente e a natureza. Isto representa o maior desafio de todas as disciplinas da ciência moderna, e muito em especial as que têm efeito no ambiente – a integração da tecnologia, da natureza e dos seres humanos.



Após descarrilar, trem com produtos químicos explode e mata duas pessoas na Bélgica



sexta-feira, 3 de maio de 2013

Aulas de Química - Parte II - Vestibulando Digital







            




Aulas de Química - Parte I - Vestibulando Digital

















A Química de Quase Tudo - Vídeos

 A Química da Criatividade


A Química da Criação


A Química da Sobrevivência


A Química da Vida e da Morte


 A Química do Invisível 


A Química do Poder


Sal em excesso na infância pode trazer problemas na vida adulta

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/05/sal-em-excesso-na-infancia-pode-trazer-problemas-na-vida-adulta.html



 SAL E SÓDIO NÃO SÃO A MESMA COISA. 

O sódio é um elemento químico essencial. A ANVISA determina que 2g de Sódio (Na) diariamente bastam para a saúde. O sal de cozinha é formado por átomos de sódio (40%) e átomos de cloro (60%). Portanto, o limite para o consumo máximo de SAL por dia é de 5g. O Sódio também é encontrado em grande parte nos alimentos.

Como todo componente essencial para a vida, quando consumido em excesso, deixa nós propensos a alguns problemas de saúde. Problemas como colesterol alto e hipertensão podem ser causados pelo excesso no consumo de Sódio. Ele também compete com a absorção de Cálcio no organismo, podendo causar osteoporose.

Lanches de fast-food podem conter até 80% do consumo recomendado de Sódio. Portanto, não abuse e dê preferência aos produtos naturais, que apesar de conterem esse elemento, a concentração é baixa, e não irão fazer mal.

Observem os rótulos dos alimentos e comprovem a quantidade de Sódio em cada um deles e façam as contas.

Incêndio queima 32 quilômetros de mata na costa oeste dos EUA



De onde vem o odor da nossa transpiração ?


O odor da nossa transpiração, o cheiro de corpo, é devido, em parte, aos ácidos carboxílicos
O suor elimina muitas substâncias orgânicas, que são decompostas por bactérias existentes em nossa pele em compostos de odor desagradável, como o ácido 3-metil-2-hexenóico. Tais bactérias são encontradas em 90% dos homens e 60% das mulheres.

Para neutralizar estes ácidos, o odor, muitos talcos e desodorantes contém bicarbonato de sódio, que é uma base. Outra forma é o uso do leite de magnésia, pois esse produto é constituído de uma suspensão aquosa de hidróxido de magnésio, que é uma substância de caráter básico e que por sua vez neutraliza os ácidos produzidos na transpiração, formando um sal orgânico que é inodoro.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

HQ com Química


Dimitri Mendeleev e a Tabela Periódica dos Elementos Químicos - Globo Ciência


A química envolvida na cor da pele

Sabe qual é o maior órgão do corpo humano? A resposta a essa pergunta é a pele. Ela é responsável por cerca de 15% de todo o peso de um indivíduo adulto e apresenta funções importantes para o corpo, como revestir o organismo, fornecer proteção imunológica, regular a temperatura do corpo, proporcionar sensibilidade tátil e térmica e produzir secreções como o suor e o sebo (gordura).

A pele é formada basicamente por três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Conforme se pode ver na ilustração abaixo, a hipoderme é a camada mais profunda, mais interna, formada pelo tecido adiposo (gordura) e onde se encontra grande quantidade de vasos sanguíneos. A derme é a parte intermediária, onde ficam as glândulas sebáceas e sudoríparas, os vasos sanguíneos também, os folículos pilosos e os músculos da pele. E finalmente, a parte superior, externa, é uma camada fina chamada epiderme.


Camadas da pele: epiderme, derme e hipoderme

A cor da pele se deve à quantidade de um polímero natural, a melanina, um pigmento biológico que é produzido na epiderme. Esse polímero é quimicamente considerado de massa e complexidades variáveis, sendo sintetizados pelos melanócitos. Os melanócitos são células situadas na camada basal da pele, entre a epiderme e a derme. A produção da melanina pelos melanócitos é feita a partir da oxidação progressiva do aminoácido tirosina.


A melanina que dá o tom da pele é produzida no melanócito
Assim, quanto maior a quantidade de melanina produzida, mais escuro será o tom da pele e vice-versa.

Isso nos leva a concluir que toda forma de pele possui a mesma constituição. Não só a pele, mas toda forma de vida possui basicamente a mesma essência: átomos que se combinam para formar moléculas, que, por sua vez, reagem formando os mais diversos compostos. Esse ciclo é interminável, pois o número de átomos que forma o universo é praticamente constante, sendo trocados a cada momento entre os seres vivos e o ambiente.



Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/a-quimica-envolvida-na-cor-pele.htm 
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/arquivos/File/sugestao_leitura/53quimica_cosmeticos.pdf